top of page
  • Foto do escritorTiago Barbosa

A goumertização de operadores de ferramentas promovidos à Especialistas.

Você já deve ter notado a crescente alta de aparições de especialistas no Linkedin e um fenômeno bastante peculiar vem surgindo, a do operador de ferramentas que se auto intitula especialista na área, vou explicar melhor.


A primeira coisa que precisamos entender é o que é ser especialista, afinal todo mundo usa, mas me parece que ninguém sabe do que se trata. Especialista é um título dado a alguém com alto nível de domínio em uma determinada área, faculdades e universidades concedem esse título à profissionais graduados que tenham concluído com êxito a pós graduação Lato Sensu, normalmente de 1 à 3 anos de estudos profundos sobre um determinado tema, com exigência do MEC para elaboração de uma pesquisa acadêmica desenvolvida também sobre o tema, a partir de orientação de um profissional acadêmico de mais alto nível normalmente mestres e doutores na área. De fato, eu como um profissional de Recursos Humanos, tenho o péssimo hábito de avaliar o currículo das pessoas e normalmente me deparo com o famoso Especialista Miojo, aquele que virou um especialista no final de semana.


Agora que já nivelamos do que se trata um especialista, é importante ressaltar que ferramentas são sim importantes, mas são apenas ferramentas, imagine o seguinte, um bisturi é uma ferramenta utilizadas por médicos e que só fazem sentido nas mãos de alguém que tenha profundo conhecimento da medicina, mas vamos supor que exista a possibilidade de um leigo aprender a utilizar, o que ocorre hoje é que esse leigo além de incapacitado na medicina, se auto intitula especialista em medicina, isso vem acontecendo na psicologia, no direito, em Recursos Humanos e em diversas outras áreas, e sendo uma coisa nova, vem sendo usado frequentemente conseguindo clientes que não se dão conta do tamanho do problema, imagine só um leigo que precisa de um médico, e se depara com alguém se auto intitulando especialista em medicina sem ser formado na área, está com certeza em maus lençóis.


Operadores de ferramentas são importantes, mas de fato não sei em qual momento alguém com Power BI passou a ser um especialista em inteligência de negócios, coach passou a ser especialista em comportamento, usuário de Linkedin virou especialista em recolocação e carreira, operador de PPT passou a ser conteudista, usuário de bisturi virou especialista em medicina, fã de Criminal Minds especialista em psicologia.


É importante sim, exigir qualificações, se auto intitular especialista porque conhece uma ferramenta não faz ninguém um especialista, a pergunta a se fazer sempre é, essa pessoa tem de fato os conhecimentos que diz ter? Desconfie dos especialistas sem título, afinal se auto intitular, é só auto promoção, não confirmação de qualidade. 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page