top of page
Foto do escritorTiago Barbosa

E a saúde mental mandou lembranças.

Em tempos de crise, quem tem saúde mental é rei, claro que não poderíamos deixar de abordar um tema tão delicado quanto a solidão, afinal como seres sociais que somos, muitas pessoas não estavam preparadas para a clausura.


E é exatamente sobre essa solidão forçada que precisamos falar, não com o intuito que todos liguem para seu psicólogo preferido, mas com a intenção de conscientizar que nem todos conseguem lidar tão bem com isso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil está no topo da lista de países com maior número de depressão na América Latina, correspondendo hoje em torno de 12 milhões de brasileiros sofrendo com a doença.


Agora como fazemos para manter a saúde mental em tempos de crise? Obviamente não é uma resposta simples, levando em conta que muitos fatores podem ser desencadeadores da doença, mas alguns pontos ainda ajudam muito mesmo com esse cenário incerto do qual vivemos,


Falar com amigos, ainda é uma fonte excelente de se manter ativo, inserido, os amigos são sempre fontes de bem estar, e aproveitar essa fonte por meios digitais sem dúvida é uma excelente forma de não se fechar em nossa própria caverna.


Estar próximo da família é sempre importante, perto dela nos sentimos pertencentes, amados e respaldados, foi nosso primeiro porto seguro e o cérebro entende esse mesmo meio como algo seguro, e por esse motivo nos acalmamos quando ouvimos a voz ou o rosto de entes queridos.


Buscar um psicólogo pode ser uma estratégia ótima para cuidar daquilo que vem sendo postergado por tanto tempo, além disso é a oportunidade de mexer em aspectos da crise, que vem sendo ignorados, sim cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo na academia ou no médico, aproveita que pra ele você pode falar sobre qualquer coisa.


Ler ou colocar suas sérias em dia, afinal não tem nada de errado em dedicar parte do seu dia para lazer, já que nem só de planilhas viverá o homem, mas de vídeo game também, às vezes.


Você não tem que ser produtivo 24 horas por dia, alias se cobrar o tempo todo por resultados, ou se sentir culpado por não ter aprendido um idioma ou feito uma pós graduação não é nem saudável, aproveite esse momento para pensar em você, pra cuidar de você, Freud tinha uma frase que eu acho fabulosa, ele dizia que ser inteiramente honesto consigo mesmo é um excelente exercício, por isso se tem algo te incomodando, também tem pessoas dispostas a te ajudar, não permita que essa crise seja parta importante da sua vida, afinal como qualquer fase boa ou ruim, essa também vai passar.


E pra você que chegou até aqui, faz uma coisa legal, liga pra aquele amigo que você não fala há um tempo, eu aposto que ele vai ficar feliz com a ligação, não vale Whats, é pra pegar o telefone e ligar.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page