top of page
  • Foto do escritorTiago Barbosa

E ai, qual a função do profissional de RH?

Atualizado: 15 de jun. de 2019

O que tem a ver um psicólogo no RH, porque você não está clinicando, ou num hospital? Qual o sentido de não ter um administrador fazendo isso ou aquilo?


Esse tipo de questionamento ainda existe e em todos os anos que eu atuei em RH, posso agora responder com muito mais propriedade, e dizer que não é só função do psicólogo atuante no RH, deveria ser de qualquer um que se propusesse a atuar, lamentavelmente em uma área cada vez menos humana.


Trabalhei muitas vezes com aperto no peito, por ver colegas sendo assediados, e não podia fazer nada, já que o assédio era do alto, e como dizem os gestores, "se não aguenta pede pra sair", bem de fato, algumas vezes pedi pra sair, outras fingi que não vi, era mais fácil, minha pouca experiência não me permitiam atuar de forma mais ativa, e claro não queria perder o emprego.


Antes de falarmos qual a verdadeira função do RH, além das funções tradicionais, que todos sabemos, ainda deveria ter a função máxima de cuidado, mas como exigir que profissionais muitas vezes sem qualquer qualificação possam desenvolver ou cuidar de gente nas empresas, li recentemente uma matéria que falava da juniorização dos profissionais de RH como um problema, lamento meu caro leitor, mas não acho que esse seja o maior problema da área, o problema vem de cima, com gente decidindo sem a menor condição pra isso.


Em uma palestra recente alguns estudantes de psicologia me perguntaram qual a necessidade do psicólogo trabalhar em empresas, confesso que nunca tinha pensado sobre isso, pra mim ficava muito claro qual a importância da área, mas antes de falar de conhecimentos técnicos, ou competências restritivas ao psicólogo, eu preferi expor o seguinte, a clínica é legal, mas nem todos vão à terapia.


De um jeito ou de outro todos precisamos trabalhar, seja por necessidade, luxo ou capricho, mas todos precisamos, e o papel de um profissional de RH é tentar fazer com o que ambiente ou as pessoas não prejudiquem a saúde de ninguém, que o trabalho não seja tão ruim a ponto de destruir a autoestima das pessoas, que o respeito ao ser humano, ao individualismo, à singularidade, à diversidade seja prioridade, que o assédio, não seja corriqueiro ou "normal" mesmo que praticado pelo chefe ou pelo dono da p***a toda, o papel do RH é assegurar que as pessoas que entrem, não saiam doentes, incapazes, depressivas. Devem ser os responsáveis por processos dignos, honestos, justos, que seja o primeiro a dizer que não concorda porque fere não só Leis, mas a dignidade humana na empresa, o papel do RH é ser o primeiro a não ter medo de perder o emprego, quando presencia uma situação criminosa na empresa, mas que todo se calam ou fingem que não viram por medo, entendo que às vezes se posicionar assusta, mas é necessário.


O ambiente de trabalho nem sempre é um ambiente saudável, algumas vezes é feito por gente tóxica, sem educação, despreparada, alguns psicopatas, alguns manipuladores ou chantagistas, e lamentavelmente uma única pessoa dessas consegue transformar a vida de qualquer um em um martírio, então sabe qual o real papel do profissional de RH? Garantir que o trabalho não seja uma cruz pesada pra ninguém.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page