top of page
Foto do escritorTiago Barbosa

Fui reprovado, e agora?

Primeiro que você precisa entender que todo processo seletivo é um processo de comparação, você com seus concorrentes, e a escolha foi pelo melhor, ou pelo que estava mais adequado a vaga naquele momento. Isso já ajuda bastante a gente a trazer a responsabilidade pra gente e não pro concorrente. Ninguém culpa o concorrente, até porque seria bem estranho, culpar quem conseguiu a vaga pela sua reprovação, "Droga, pq ele se preparou melhor que eu, pq ele foi estudar tanto, o que ele tinha que ir aprender inglês, pq ele não ficou no mesmo nível que eu".


Pois é pq? Então bora lá, acho que o primeiro grande passo pra entender sobre sua reprovação é fazer uma auto reflexão, o que ficou faltando? O que meus concorrentes tem que eu ainda não tenho e poderia ter?


Todo processo de desenvolvimento pessoal começa com a gente entendendo que temos falhas, ninguém aprende nada se acha que sabe tudo, saber que não sabe é um bom jeito de começar a procurar se melhorar. Depois que entendeu o que tá faltando que tal se mexer? Continuar culpando seu concorrente, o RH, o universo não vai te ajudar. Vou te dar algumas dicas, mas lembra que seu desenvolvimento é seu, então tem que ser pensando pro seu momento, pra sua profissão, pra sua carreira. Então eu vou dar dicas mais amplas tá?


Busque estudar mais, estudos formais fazem muita diferença, um profissional com um MBA está na frente de um profissional que não tem o MBA, parece óbvio, mas não é.


Procure um orientador de carreira, um mentor que possa te orientar sobre sua postura, você ficaria surpresa da quantidade de profissionais que são reprovados em processo seletivos por conta da postura, do comportamento, do discurso, da falta de maturidade emocional. Isso dá pra trabalhar, mas se você acha que tá indo bem, é melhor rever seus conceitos.


Por último, entenda que sua carreira é responsabilidade sua, seu orientador vai orientar mas não vai pegar na sua mão, até pq se você tem alguma deficiência, depende de você sanar ela, o que eu mais vejo é profissional que precisa melhorar muitooooooo culpando os outros, claro a culpa nunca é dele, que tal deixar de ir pra baladinha e investir o dinheiro numa formação? No inglês? Num MBA, em orientação profissional?


Esperar o RH te dizer o que você deve fazer pra melhorar é meio estranho, quem vai ajudar a melhorar seu perfil é o orientador, o coach ou o mentor que você vai contratar, vai pagar, vai alinhar agendas com ele, vai seguir as orientações dele, ele vai te acompanhar, vai te falar algumas verdades duras, vai fazer você se sentir mal, vai te ajudar a acordar pra vida.


Se prepare, leia, estude, faça terapia, procure um orientador, um mentor, se desenvolva, a rsponsabilidade sobre sua carreira é sua, ouviu bem? Sua. Seu concorrente está se preparando, e você? O que tem feito pela sua carreira além de reclamar?



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page