top of page
Foto do escritorTiago Barbosa

Reputação importa sim.

Fazer textão de demissão, difamar seu chefe, falar mal da empresa, xingar seus ex colegas, dizer que o RH não presta, que são todos incompetentes e te odiavam, é muito legal, mas só serve para gerar engajamento, gera tanto engajamento que você fica até surpreso como tem gente que se compadece com você, te deseja o melhor, diz que tudo vai melhorar, que você vai arrumar o melhor emprego do mundo, falam que foi a empresa que perdeu um profissional magnifico como você, não foi você que peredu não, o mundo vai te ajudar, afinal você merece. Mas na realidade, nenhuma dessas pessoas vai te indicar pra nada, nem seus amigos te indicariam ta? O fato é que você já vendeu uma imagem e todo mundo já comprou.


Cuidar da sua reputação, é também garantir que não te enxerguem como um grande problema que todos querem se livrar, quando você vende essa imagem é exatamente a imagem que formam de você. Quando eu falo mal do RH num processo seletivo, você acha que outros profisionais de RHs vão querer te chamar pra entrevista? Não eles acham que você é um problema. Quando você fala mal do seu ex chefe, você acha que algum gestor vai querer você na equipe dele? Não, ele acha que você é um problema. Quando você só fala mal de empresas, você acha que alguém vai pensar que você foi injustiçado e merece uma oportunidade? Não, vão pensar que você é um problema e vão tentar te evitar a todo custo.


Parte do seu trabalho é pelo menos tentar, ter uma reputação de profissional, acho que isso todo mundo busca, mas o que eu quero dizer é que ninguém quer trabalhar com quem a gente não vê profissionalismo, as pessoas evitam e correm de gente problemática, gente difícil, gente sem educação, sem noção, sem postura. Falar mal de alguém, você só fala com o seu psicólogo ele vai guardar segredo, falar em rede social, te expõe, não de uma forma boa.


Na nossa vida profissioal, a gente pode até odiar algumas pessoas ou algumas empresas, mas se alguém perguntar se odiamos, a gente nega até a morte.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page