top of page
  • Foto do escritorTiago Barbosa

Sim você é muito qualificado para a vaga.

Quantas coisas o país vem passando nos últimos anos, acho de verdade que quem mora no Brasil, deveria ter passagem garantida ao paraíso, só pelos desafios enfrentados diariamente por todos aqui.


Mas não é da política ou do paraíso que vim falar hoje, vou ser menos pretensioso, e falar um pouco sobre o mercado de trabalho e responder a pergunta do momento: "Porque tanta gente boa está desempregada?"


Acho que essa é uma pergunta que alguns profissionais se fazem todos os dias e se você é como eu, um profissional de RH, sabe bem o que eu estou falando, sabe aquele profissional excelente que seria o futuro presidente da empresa? Ele está reprovado.


Fazendo um paralelo em um texto que li recentemente, o autor perguntava por que excelentes profissionais eram demitidos, e em seguida dava a resposta: porque existem chefes como a ex presidente Dilma, que prioriza o ruim, não gosta de destaques, não quer ter sua inteligência comparada, ou seu nível de competência questionada, podemos claro fazer uma comparação direta entre o governo no Brasil, precário, ruim, tomado por mentes problemáticas e perfis dignos de filmes de Alfred Hitchcock, mas que lamentavelmente continuam sendo votados para e pelo povo.


Pois bem, agora que eu já fiz um paralelo e posso expor de forma mais clara o que penso, vou responder a pergunta que fiz lá em cima, temos excelentes profissionais fora do mercado porque temos RHs tão ruins quanto o governo brasileiro. Vou me explicar melhor, vejo centenas de milhares de textos de pseudo intelectuais do meio organizacional que tendem a defender os profissionais de RH, veja bem, eu sou um profissional de RH, o que me garante certa autoridade para criticar o meio, já que venho atuando há tantos anos, e em tantas empresas que não me surpreende o nível de profissional que é priorizado para esse departamento em especial.


Na minha vida acadêmica, aprendi que o RH era a porta de entrada das empresas, é por ele que se filtra o tipo ideal de profissionais, quem vai ser o termômetro da qualidade e da manutenção da cultura organizacional, e bla, bla, bla. Mas não me pontuaram que o RH, também pode ser o vilão das empresas, já que toda a estrutura da empresa se baseia na qualidade dos profissionais da área. Veja bem, se eu tenho profissionais de alto desempenho no RH, naturalmente ele vai espelhar isso nos candidatos que forem contratados, da mesma forma que sendo um departamento com profissionais de baixo desempenho, o que ele vai priorizar? Exatamente ele vai espelhar nos candidatos o que ele mesmo é, vetando qualquer perfil que não se pareça com ele, ficando ainda pior, quando se trata de pares, um profissional ruim jamais aprovaria um profissional melhor que ele simplesmente por insegurança. Isso sempre foi assim e sempre será assim.


Vendo essas dificuldades, com clientes que me procuram e como primeiro questionamento, perguntam se devem tirar aquele MBA tão sofrível que conseguiram, ou excluir sua formação ou qualquer coisa, minha resposta é sempre a mesma: sim seu currículo pode estar sendo um problema, mas não rebaixe suas qualificação, mude seu foco de procura. O que precisa ficar claro é que o meio de recursos humanos como qualquer meio, é feito de gente, profissionais ruins e profissionais bons, naturalmente o perfil dos profissionais de RH vai refletir em toda a empresa, não posso deixar de mencionar que empresas com renome internacional podem sim ter péssimos RHs, e que ele pode estar avaliando outras coisas que não o que deveria ser avaliado. Sim você já foi reprovado porque era homem, porque era mulher, porque tem cabelo preto, porque era de um determinado signo, ou já foi submetido a perguntas absurdamente baixas porque o profissional te avaliando não tinha condições técnicas pra fazer uma avaliação, pela deficiência das faculdades ou simplesmente porque ele não tem perfil pra avaliar nada. Não vamos generalizar, ainda existem empresas com RHs decentes que podem ter interesse em profissionais qualificados, foque nessas empresas.


Por mais que falem que o RH não decide nada, é uma mentira, ele decide quem vai ser mantido, o fato é que o departamento não dá a palavra final, mas a palavra inicial ainda é dele. Pensando nisso infelizmente ainda temos profissionais ruins tecnicamente, vemos isso com dinâmicas de grupos mal elaboradas, avaliações psicológicas realizadas por profissionais não psicólogos (mesmo sendo crime de exercício ilegal da profissão, isso ainda é bastante comum nas empresas) provas objetivas com erros grotescos, perguntas sobre signo, religião, relacionamentos abertos, se tem o nome sujo, avaliações sobre a cor da pele, orientação sexual, ou a preferência absurda por homem ou mulher, demonstram a degradação continuada da área que com uma filosofia incrível do "a pessoa certa, no lugar certo", sendo absurdamente deturpada por gestores cada vez mais despreparados, e cada vez menos preocupados com a valorização de bons profissionais em prol de seu bem estar e da manutenção do próprio pescoço. Nelson Rodrigues tinha uma frase que destaca bem o atual momento das organizações nas mãos de profissionais ruins no RH "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos".

Como diz um autor do qual eu não me recordo agora, quer ter uma equipe de sucesso? Tenha líderes incríveis. Agora eu quero fazer a minha contribuição, quer ter uma empresa de sucesso? Tenha um RH incrível.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page