top of page
  • Foto do escritorTiago Barbosa

Você sabe avaliar um profissional?

De verdade, não é uma pergunta retórica, nem é trabalho só do RH se preocupar de forma legítima desse tipo de contratação, afinal, pagamos pra alguém porque não queremos ter trabalho, ou simplesmente porque não temos determinados conhecimentos e precisamos que alguém faça pra gente.


Quando me refiro a avaliar um profissional, estou falando em avaliar no que aquele profissional pode me ser útil, fazer uma avaliação prática, pra saber se ele vale ou não minha confiança, ou se ele vale o que eu estou disposto a pagar.


A função do RH em uma empresa é avaliar as competências técnicas curriculares, da forma mais fidedigna possível, quando falamos de perfil a coisa é mais objetiva do que se pensa:

Tem a formação acadêmica solicitada? Tem o tempo de experiência solicitado, após essa avaliação preliminar, fazer as devidas avaliações comportamentais e psicológicas, identificando o melhor ao cargo, não o menos pior, não o mais bonito, não o que representa menos perigo pra mim. Ainda cabe ao RH saber descrever as competências, habilidades, perfil psicológico e comportamental, e claro não poderíamos deixar de lado o quanto o candidato é adequado ao cargo.


É pouco provável que você tenha dado uma resposta positiva, já que não é todo mundo que tem o hábito de avaliar um profissional e isso inclui os RHs das empresas, por exemplo, você sabia que nenhuma empresa faz a confirmação de dados curriculares, se você falou que estudou na NASA, as empresas acreditam. Você sabia que o Brasil está em 2º lugar entre as 10 maiores economias do mundo que mais se demite por erros na contratação. Você sabia que existe uma facilidade enorme em comprar diplomas, e mesmo sabendo disso as empresas nunca verificam a veracidade das informações? Bem grave isso, eu concordo com você.


Agora você já sabe de tudo isso, vamos conversar.


Quando falamos de avaliar um profissional, estamos falando em compreender se suas competências comportamentais e técnicas, realmente condizem com o que é solicitado.

Verifique se o profissional é mesmo qualificado e autorizado a fazer o que se propõe a fazer. Verifique se ele tem registro ativo no órgão de classe, caso não exista, desconfie.Verifique se ele é o profissional acadêmico mais indicado para o caso, existe hoje uma gama enorme de coachs, mas será que não tem nenhum profissional mais preparado pra te atender?É muito comum no Linkedin, você ver profissionais exercendo áreas dos quais não são habilitados, fuja desses.Busque pelos certificados, dele, o Linkedin é ótimo pra isso, portanto ter um coach oferecendo serviços que um psicólogo oferece é ilegal, da mesma forma que um administrador te oferecer prescrição de medicamentos.Havendo qualquer inconsistência procure as autoridades competentes. Médicos, psicólogos, advogados, dentistas entre outros sem registro de classe é um problema, acione as autoridades.


Agora que você já sabe avaliar um profissional, eu te pergunto, por que nas empresas vemos tanta gente fazendo o que não tem competência pra fazer? Tantos profissionais atuando longe de suas áreas de competências? A desculpa continua sendo a mesma, “não conseguimos achar um psicólogo bom, por isso coloquei meu sobrinho que é técnico no cargo”, “depois de meses procurando uma enfermeira, tive que contratar minha amiga pra vaga, mesmo ela não sendo enfermeira”, ou “meu namorado só está trabalhando aqui como médico mesmo sendo administrador até a gente achar um médico qualificado”.


Definitivamente alguém está fazendo uma avaliação super bem feita.


Quantas vezes você já procurou o registro de classe de um profissional? Quantas vezes em uma entrevista de emprego, em que você foi submetido a uma avaliação psicológica, você exigiu o CRP do profissional? Ou quando foi que ao procurar um advogado, você pesquisou sobre os registros dele? Nunca, não é cultural no Brasil, agora se falamos de profissionais de RH que deveriam ter isso como prática, a coisa fica ainda pior, nenhuma avaliação é feita, de verdade.


Tenha como hábito a avaliação profissional, é bom e você vai estar um passo à frente da maioria dos Rhs no Brasil, verifique o registro de classe dos profissionais, é bem fácil confirmar se esse profissional é quem diz ser, ou se ele é o que deveria ser pra oferecer determinados serviços.


Desconfie de profissionais que não tenham os devidos registros, que oferecem serviços dos quais ele não é qualificado, de profissionais que não apresentam os registros quando solicitado.


Na dúvida, Google é um ótimo auxílio, pra saber se aquele profissional vale meu dinheiro, minha confiança e na melhor das hipóteses meu tempo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page